O Guarani The Experience

A história à seguir é longa, então, ou lê ou passa!

Minha pequena experiência do inferno

Uma escolha pode te transformar.
Uma ideia pode te destruir.
Era uma tarde clara, aula de português um tédio só, quando Kalyne - nossa professora, média, loura temporariamente e muito elegante - finalmente avisa:
- A nota livre deste Trimestre, além do blog, foi dividida entre os oitavos anos, as opções eram telenovela, movie make, história em quadrinhos e peça teatral. Segundo Jaci, - outro professor de português que nos deu aula no sexto e no sétimo ano, alto, forte e moreno - ele fez uma peça com vocês, e disse 'Deixe isso com a turma da tarde, eles realmente são muito esforçados' então eu decidi que, vocês ficariam com a peça...
E foram gritos para todos os lados...

***

Após muita ansiedade, e peguntas de comos e porquês, nós tivemos uma palestra de teatro com Marcelo - o coordenador de artes do Salesiano, nossa escola, ele um dia fez o papel de um velho biruta, mas essa é outra história - onde todos estavam muito eufóricos. Ele explicou todos os papéis, o que cada um fazia, entre várias outras coisas:
-Os sonoplastas, são os responsáveis pelo som e efeitos sonoros, contra-regras, são uma espécie de 'ajudantes de palco', - todos confusos - o elenco, eu acho que não preciso explicar - e realmente não precisava - figurino, são os responsáveis pelas roupas, cenógrafos, responsáveis pelo cenário, os roteiristas, responsáveis pelo roteiro, que é a base do espetáculo, muito importante, - com certeza - os diretores gerais, irão trabalhar junto com todas as áreas e comigo e com Kalyne, e os diretores de elenco, cuidarão da escolha do elenco além de fazer o que os diretores farão. Então eu gostaria que cada um de vocês escolhessem, COM CALMA, - ele realmente deu ênfase nessa parte - o que gostariam de fazer...
- Poderia dar um exemplo de o que exatamente um contra-regra faz? - pergunta Lílian, minha melhor amiga, e não é para menos, todo mundo gosta dela! Ela é um ótima aluna além de muito simpática...
Não deu muito certo.
Então Marcelo e Kalyne foram para trás das cortinas e então todos, inclusive eu, maliciosos, começaram a berrar:
-Uuuuuuuuuuhhhh!
- Silêncio! Eu vou mostrar a fazer uma coisa que vocês nunca viram antes - quem disse que ajudou? Ele, simplesmente conseguiu piorar a situação.
-Uuuuuuuuuhhhhh! - continuavam - Kalyne pegadora! - gritou William, um amigo meu, ele é gordinho e moreno, e antes, não sei se continua, ele tinha uma afixação inexplicável por vacas... - Cuidado vocês! - continuaram.
Então Marcelo fez toda uma encenação de um guerreiro que ia para um deserto e  encontrava uma maldição quando, as luzes se apagam - Kalyne - e Luann teve a brilhante e hilária ideia de dizer - Essa não! Era um traveco!
Eu ri. Muito. Minha barriga já doia à esse ponto... Mas não era só eu.
- Então é isso que um contra-regra faz, além de muitas outras coisas, é como um faz-tudo do teatro.
No final a lista estava assim:
Diretores Gerais
Luis Henrique Silveira
Lílian Caroline
Diretores de Elenco
Luiz Henrique Pereira
Anna Beatrice
Figurino
Andressa Shaine
Ana Luiza
Letícia
Princesa
Mariana S.
Ana Beatriz
Lucas Pereira
Cenário
Adenúbio
Luis Felipe
Williane
Márcio
Sonoplastia
Luís Augusto
Felipe
João Victtor
Roteiro
Luann
Laura
Elenco
Isabel
Mariana E.
João Paulo
Miguel
Lorenza
João Vitor
Miguel
Willian
Contra- regras
Melquisedec
Pedro
Vitor
João Victor
E vários outros que eu não lembro agora.
Eu levantei o dedo quando disseram: "Diretores de Elenco", não sabia eu que eu mais tarde me arrependeria disso...

***

Os dias se passaram, muitas reuniões e ensaios ocorreram. Muitas vozes roucas dores de cabeça, que eu não terminaria se tivesse que descrevê-las.

***

25/04/12
O Grande Dia.
O Pior Dia.
Chego na escola ás 8:30, após ter engolido o café da manhã e ter tomado um banho-relâmpago.
Já comecei a arrumação gritando com todos, e arrumando os cenários e fazendo as alterações necessárias no roteiro, já estava achando horrível, mas o pior ainda estava por vir. Eu e Luann - meu melhor amigo, muito magro e muito inteligente, o menino prodígio da sala,  e meu fiel escudeiro - estávamos tentando ajudar à tudo e à todos e eu já estava completamente ensopado de suor, que eu sentia, quente escorregando pelas minhas costas e minhas têmporas.
10:30
Hora do espetáculo.
Eu tinha de ficar lá atrás, o único, dizendo quem, quando e onde deveriam entrar e mudar tudo. Entrando em cena. A cena um teve um bom início, mas tudo começou a desandar. Não lembravam das falas, não levaram a onça na hora certa e estavam todos em pânico, inclusive, eu. Eu tentava falar o mais baixo e o mais alto possível. Todos me perguntavam: "Hora da batalha?", "Eu entro agora?", "Quais são as minhas falas", "O que eu faço?". Além do calor infernal.
O nervosismo e a angustia tomaram conta de mim. Eu tremia. Não conseguia pensar. Suava. João Paulo, não decorou as falar direito e tentava tomar o que eu estava lendo para avisar e alertar os atores. Estava com vontade de chorar, gritar, esmurrar  a parede até meus dedos sangrarem. A agonia, agora, me dominava. Eu precisava manter o controle.  
Do palco só se ouviam os "Oooooownts", as risadas e os "Uuuuuuu", quando Freire levava Isabel, Cecília, nos braços, quando João Paulo esquecia as falas e Márcio - um menino margricela, esquisito, mais engraçado, e também não era feio - entrava em cena sem camisa. Só aumentava meu nervosismo. Eu precisava sair de lá! Quando finalmente, "Cena 30", a última, finalmente.
E finalmente "O FIM".
O Fim das angústias.
O Fim das dores de cabeça.
O Fim do latejamento da cabeça.
O Início da minha felicidade.
Depois disso vieram:
Críticas boas, 
Parabéns e principalmente
Histórias para contar

Fim

Por Luiz Henrique Pereira
---


Nós, alunos do 8º ano D, fizemos uma adaptação do nosso paradidático “O Guarani” para uma peça teatral, no início foi uma gritaria só, tivemos uma palestra com Marcelo, o diretor de artes da nossa escola, e podemos observar o que fazia e o quanto era importante cada pessoa na construção de uma peça, após cada um decidir o que faria começamos a escolher roupas, montar cenários e ensaiar, no final ficou assim:

  Diretores Gerais

Luis Henrique Silveira
Lílian Caroline
Diretores de Elenco
Luiz Henrique Moreira
Anna Beatrice
Figurino
Andressa Shaine
Ana Luiza
Letícia
Princesa
Mariana S.
Ana Beatriz
Lucas Pereira
Cenário
Adenúbio
Williane
Márcio
Sonoplastia
Luís Augusto
Felipe
João Victtor
Roteiro
Luann
Laura
Elenco
Isabel
Mariana E.
João Paulo
Lorenza
João Vitor
Miguel
Willian
Eduardo
João Luiz
Joseph Lee
Ana Luiza
Marcio
Contra- regras
Melquisedec
Pedro Henrique
Vitor
Pedro Vitor
Davi Melo
Gabriel Melo
Assistente de cenário
Anderson
Luiz Felipe
Túlio
Professores envolvidos
Kalyne Varela
Daianne Luz
Marcelo


Eu escolhi direção geral, no final essa escolha teve grandes consequências!

Hoje dia 25/04/13 nos apresentamos a peça. Eu cheguei à escola às 9h 20min e fui logo entrando para ajudar a arrumar as meninas e resolver os problemas que surgissem, claro que eu contei com a ajuda do meu super-amigo Luiz Henrique (Qq). Às 10h 30min nos apresentamos à peça, apesar de altos e baixos, a peça deu super certo! Foi incrível! Com toda essa experiência temos uma coisa sem duvidas: histórias para contar!
 Mas hoje eu sei que a melhor peça inventada é a nossa vida, mesmo que as cenas não possam ser filmadas para estamos sempre vendo, o melhor gravado inventado é a nossa memória pois gravamos cada coisa do nosso jeito e como estávamos nos sentindo, não sei o que nos aguarda no futuro mas sei que devemos viver a vida intensamente amando, sorrindo, brincado e se divertindo.

Obrigada a todos que assistiram, ajudaram e torceram para que a peça de desse certo e após todas as confusões e medos obrigada as pessoa que fizeram as criticas e elogiaram!


Fim

PS: Se quiserem saber como isso tudo aconteceu de outro ponto de vista mais de talhado leiam:http://salesipedia.blogspot.com.br/p/o-guarani-experience.html


PSS: se vocês lerem vão perceber que em um momento Qq fala de mim e eu adorei o que ele disse então só queria dizer que ele é meu melhor amigo, muito fofo e leal ele me conhece como poucos e sabe dizer o que eu quero ou preciso ouvir na hora certa... Em fim eu o adoro!


Por Lilian Caroline
---


A Peça
''Sorte é para os Fracos, e Sucesso para os Fortes''

         Uma peça, que em uma palavra posso dizer: ''MARAVILHOSA'', isso foi o que eu achei, mas meu amigo Luiz Henrique Moreira, não achou o mesmo! Mas por outro lado, a peça deu muito trabalho, principalmente quando eu optei por ser um dos Diretos Gerais, com minha colega me ajudando Lilian Caroline. Além de nós, claro, muitos outros ajudaram, como:



Diretores Gerais
Luis Henrique Silveira
Lílian Caroline
Diretores de Elenco
Luiz Henrique Pereira
Anna Beatrice
Figurino
Andressa Shaine
Ana Luiza
Letícia
Princesa
Mariana S.
Ana Beatriz
Lucas Pereira
Cenário
Adenúbio
Luis Felipe
Williane
Márcio
Sonoplastia
Luís Augusto
Felipe
João Victtor
Roteiro
Luann
Laura
Elenco
Isabel
Mariana E.
João Paulo
Miguel
Lorenza
João Vitor
Miguel
Willian
Contra- regras
Melquisedec
Pedro
Vitor
João Victor

        Todo esse pessoal da lista nos ajudou muito! Os contrarregras, figurinistas, os da sonoplastia, os do roteiro, e os diretores (principalmente QQ que quase que gritava no meio da peça kkk). Mas mesmo assim tenho que dar os créditos a todos pois todos trabalharam muito bem, principalmente os que não tinham feito nada, mas que ajudaram na peça e não precisaram fazer a prova! Agradeço também muito a ajuda da Professora Kalyne, Professor Marcelo e da Professora Daianne que nos ajudou na hora da peça.
                  Eu acho que eu como Diretor Geral estava mais ancioso do que o elenco, mas no final a peça foi um sucesso, e espero que depois QQ (Luiz Henrique Moreira) poste aqui no blog o video da peça (que eu nem vi pois fiquei atras do palco ajudando), então pessoal é isso!
                    PS: Se forem se inscrever para diretores de uma peça teatral, seja paciente, pois sendo diretor o ditado: ''Paciência é uma virtude'' se encaixa muito bem!

Feito por : Luis Henrique Silveira


7 comentários:

  1. adoreiiii a postagem QQ, kkk vc realmente sofreu muito kkk, mais valeu a pena tudo neh?!! parabens

    andressa shaine

    ResponderExcluir
  2. NOSSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Qq o texto ficou perfeito, você realmernte se esforçou, mas não esqueça que eu sofri isso tudo junto com você viu?!
    Mas no final tudo valeu apena!
    ps: Adorei o que falou sobre mim!

    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos e pacientes alunos, lembrem-se de que não somos profissionais no ramo do teatro e que tudo, mesmo que seja traumatizante (kkkk), serve como ensinamento!
    Amei trabalhar com vocês!!!
    Beijos de sua professora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadííííííííííssimo professora pela experiência apesar do "sofrimento" kkkkkkk

      Excluir
  4. Gostaria de parabenizar a todos envolvidos nesse projeto pelo desempenho, esforço e comprometimento. Porém foi uma pena não terem sido citados todos os integrantes como parte do elenco nas postagens acima. Pois sabemos que o sucesso de todo trabalho em grupo é devido a participação de todos. Cada um com seu destaque e qualidade naquilo que foi destinado à fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoe-nos por não colocarmos tudo, na primeira, já nas outras tem o nome de todos! Porque nós não tínhamos os nomes todos memorizados...

      Excluir